domingo, 22 de agosto de 2010

Tudo(ou quase) sobre: Eleições!

A demonstração maior de cidadania e democracia do mundo!
A escolha dos SEUS representantes, feita por você!
Afinal, pra que servem as eleições? Como elas são feitas? Quando?
As eleições são a forma de escolha, direta, no Brasil, dos "comandantes" da nação, pelo voto do povo.
Ou seja, você escolhe os caras que vão administrar o dinheiro, as questões públicas (saúde, segurança, tranporte, lazer etc), as relações internacionais e diplomáticas, além de criar/vigorar/fiscalizar as leis.
É uma responsabilidade enorme, pois, no fim de tudo, as eleições se resumem a uma frase: Você decide o futuro da nação.
É admirável ver as campanhas, as passeatas, os comícios, tudo que se é feito para uma eleição, estes, claro, com justiça e de acordo com as leis eleitorais. Tipo, se qualquer propaganda de um candidato é feita ilegalmente (saibam, isso acontece bastante), já se torna algo ilícito e que deve ser combatido e denunciado.
É fato que muita gente já nem liga muito pro voto, por acharem que a política não ajuda em nada, e que na verdade nenhum político presta etc. Aí é que está. Se você não liga pro seu voto, e não o faz com sabedoria, ai mesmo que o Brasil não vai melhorar.
Bom, as eleições nacionais brasileiras são feitas de 2 em 2 anos, alternando eleições nacionais/estaduais (senadores, deputados, governadores e presidente) e eleições municipais (prefeitos e vereadores).
Podem votar já acima de 16 anos, algo que eu acho ótimo, pois muitos jovens já tem uma participação política ainda juvenil, assim fazendo com que tenham uma contribuição ativa no país. Entretanto, de 16 até 18 anos, o voto é facultativo, ou seja, vota se quiser. Por preguiça ou por pura descrença, muitos jovens nessa faixa etária não fazem a mínima pro voto. Acima de 70 o voto também é facultativo. Dos 18 até os 70, o voto é obrigatório, e quem não o fizer e não justificar o porque de não ter feito, fica impedido de várias coisas, como empréstimos, documentos (passaporte, carteira de identidade), concorrer em concursos públicos etc, sendo muito recomendado que se vote.
Mas o voto deve ser feito com calma. Analise os candidatos e suas vidas, se são corretos, ou nem tanto, e se já fizeram algo por sua cidade/seu estado/país. Não venda seu voto, é uma das maiores loucuras que existem.
Vai deixar um cara que quebrou diversas leis comandar seu país?

Nenhum comentário:

Postar um comentário